AIKIDO

AIKIDO

O AIKIDO é uma arte integrativa de origem japonesa fundada Morihei Ueshibapor na década de 1940. Foi resultado de um amplo estudo, pesquisa e treinamento de diversas artes marciais japonesas; sendo as principais o Daito-ryu aikijujutsu, com sensei Sokaku Takeda, o kenjutsu (técnica da espada) e ojojutsu (técnica do bastão curto), sendo outro de seus mestres Onisaburo Deguchi, líder da seita Oomoto-kyo.

Baseia-se em movimentos fluidos e circulares. Além das técnicas de mãos vazias, os treinos também podem incluir armas: bokken ou bokutô (espada de madeira), (bastão curto) e tanken ou tantô (faca de madeira).

O nome aikido é formado por três ideogramas japoneses. Uma boa tradução para o termo seria caminho da harmonia espiritual’, sendo esta harmonia a do ser humano (praticante) com a energia universal (ki) que nos cerca.

– O ideograma AI ,traz o conceito de Harmonia, União, Integração. Foneticamente, em japônes, AI também pode significar Amor.

– O ideograma KI, também conhecido como Chi (China) ou Prana (Índia), traz o conceito de Energia, Energia Vital, Vida.

– O ideograma DO, conhecido também como Tao (China), traz o conceito de Caminho, Modo de Vida.

Trata-se de uma arte marcial de origem japonesa que busca coordenar com perfeição as atividades conjuntas do corpo e da mente, em unidade com as leis naturais. Não é apenas uma arte marcial, técnica de defesa pessoal ou esporte.

O objetivo primordial do aikido não é a derrota de um oponente em um jogo trivial, mas a superação das limitações e o triunfo sobre nossos medos e
fraquezas.

Neste aspecto, a grande diferença do Aikido em comparação com outras artes marciais está na busca de dissuadir o adversário e neutralizar suas intenções agressivas, mais que derrotálo.
Entretanto, o Aikido é também um eficaz sistema de defesa pessoal, possuindo técnicas potencialmente letais, devendo, portanto, ser praticado com o máximo de concentração e intensidade.

TÉCNICA
As técnicas que compõem o aikido foram desenvolvidas com objetivo de dominar um atacante a partir do controle ou redirecionamento de sua energia, e não do bloqueio de um ataque.
O praticante de Aikido utiliza técnicas de projeção e de imobilização para desequilibrar e dominar seu atacante; as defesas podem ou não vir acompanhados de golpes contundentes1.

Os movimentos são basicamente circulares, aproveitando a energia e dinâmica do ataque, e o acoplamento com o atacante. Sua prática inclui movimentos de ‘mãos limpas’, assim como prática com algumas armas tradicionais japonesas (bastão, espada e punhal).

Ao explicar o propósito de sua arte em uma palestra, o fundador, Morihei Ueshiba, assim concluiu:
‘O budo não é um meio de se derrotar um oponente pela força ou com armas letais. Também não é seu propósito levar o mundo à destruição pelas armas ou por outros meios ilegítimos. O verdadeiro budo busca ordenar a energia intrínseca do universo, protegendo a paz mundial, moldando e também preservando tudo na natureza em sua forma correta. É antes um caminho(do) de vida, uma via filosófica oriental para o crescimento homem’.

Deixe um comentário