Tae kwon Do


História da Coréia
País de Origem do Taekwondo
De acordo com estudos arqueológicos, estima-se que a península da coréia foi habitada em torno de meio milhão de anos. Vários sítios arqueológicos foram descobertos próximos a margens de rios e na região   costeira, contendo alguns fragmentos de utensílios cerâmicos decorados. Na região central da Coréia, foram achadas ferramentas primitivas, juntamente com indícios de cultura agrícola de arroz, nas regiões de clima mais temperado, iniciadas na idade do Bronze (em torno de 3.500 anos), com o achado de grãos de arroz carbonizados e datados com o método geocronológico carbono 14 em muitas escavações arqueológicas datadas desta época.
Pode ser considerada como o maior fator da reconstrução da história do país a sua posição geográfica e também a geografia influenciou a maneira com que os habitantes da península emergiram como pessoas que compartilham o mesmo sentimento de serem coreanos. Geograficamente, a Península da Coréia ressalta-se a sudeste do continente asiático e é envolvida por largas extensões territoriais de água, conhecidas como o Mar do Japão. Curiosamente, o Japão não é tão longe, em termos de distância territorial, da Coréia, mas em tempos primitivos a península fora afetada culturalmente por civilizações asiáticas continentais do que propriamente japonesas.
Os traços de origem do povo coreano advêm da fundação da dinastia-estado de Choson, significando a “terra das manhãs calmas”. Fora datado em 2333 a.C. quando Tangun fundou o reino de Choson. Tangun é uma figura lendária da cultura coreana, nascido do Filho dos Céus com uma mulher, esta descendente de uma tribo totemista. Com isso, Tangun é considerado pelos coreanos como o grande fundador da Coréia. A antiga Coréia era caracterizada por aglomerações de clãs formando pequenas cidades-estado. Eles cresceram e morreram até que no primieiro século antes de Cristo emergiram-se três reinos na área da península e englobando uma parte da atual Manchúria (China): Koguryo (코구료), Paekche (백제), e Silla ou Shilla(시라).
Desde quando o Reino de Silla unificou a península, em 676, a Coréia vem sendo regida por um único governo e vem mantendo sua independência política cultural e cultural e sua identidade étnica, apesar de constantes tentativas de invasões estrangeiras. Ambas as dinastias decorrentes, desde a unificação dos reinos promovida por Silla, a Dinastia Koryo (코려) e a dinastia Yi (이), consolidaram seu poder e floresceram culturalmente ao mesmo tempo que repeliam invasores Mongóis, Manchus, e Japoneses, para citar como exemplo.

O que é Taekwondo
De forma mais concreta podemos definir Taekwondo como uma Arte Marcial Coreana de Defesa Pessoal e um moderno Desporto de Combate praticado em cerca de 160 países em todo o mundo. Traduzindo literalmente o significado da palavra Taekwondo temos:
• TAE (té) – significa um sistema de técnicas de pernas
• KWON (quon) – significa um sistema de técnicas de mãos
• DO (dou) – é a arte em si, o caminho ou o método
É a arte de experimentar as exigências do caminho de treino, procurar o ser superior através do conhecimento, do desenvolvimento físico e mental. Analisando o significado coletivo da palavra, Taekwondo deve entender-se como um sistema ou método de combate sem armas, para defesa pessoal. Mais modernamente, o Taekwondo desenvolveu também uma vertente desportiva. Esta vertente é implementada mundialmente pela WTF, e no Brasil, pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD).
A vertente desportiva assenta na prática de competições desportivas de Taekwondo que podem assumir duas formas: “Competição de Combates” e “Competição de Poomse”. Estas duas formas de competição foram especialmente desenvolvidas por forma a ser possível promover competições desportivas de Taekwondo, sob a forma de espetáculo.
O Taekwondo é mais do que uma Arte de Ação, tendo originariamente constituído um método de defesa que contribuía para a sobrevivência humana, é também uma atividade que traz harmonia e serenidade ao ser humano, sendo basicamente todas as suas ações desenvolvidas pelo instinto humano para defesa pessoal.
Toda esta prática, fortalecida por elementos positivos e com uma entrega total, pode levar ao estado da superação do EGO, atingindo uma perfeição que dá à modalidade uma dimensão filosófica. Para conseguir atingir um estado mental superior, o estudante de Taekwondo deve experimentar constantes batalhas (situações de vida e momentos de decisão) entre a sua situação presente e o seu objetivo, entre o bem e o mal.
O Taekwondo é uma atividade filosófica através da qual o praticante consegue obter o mais alto nível de união entre o corpo, a mente e o espírito. O verdadeiro vencedor é aquele que se consegue conquistar a si próprio. Muitas barreiras devem ser ultrapassadas durante a prática do Taekwondo. Numa primeira fase conquistaremos o nosso corpo através do seu treino, atingindo performances até então impossíveis.
Em simultâneo com este “aprimoramento físico”, colocaremos sempre em ação a capacidade que o nosso espírito terá de fazer o corpo passar por sacrifícios e exigências até atingir a perfeição de movimentos. Por fim, seremos colocados à prova no que concerne à superioridade do nosso espírito em vencer desafios, sem nunca perder a sua identidade e a noção do bem por oposição ao mal.
Nesta altura ter-nos-emos conquistado a nós próprios. Combater com outra pessoa é em primeiro lugar combater conosco próprios, vencendo os medos e limitações internas. Aquele que consegue vencer as suas limitações, ultrapassando-as, conseguirá possivelmente vencer o seu adversário.
Os primeiros obstáculos que cada ser vivo enfrenta são-lhe colocados internamente. Esta ideia transparece em primeiro plano na atitude de tomar uma decisão, ou seja, para tomarmos uma decisão, primeiro teremos de nos convencer de que tal decisão está certa e que nos levará a atingir os objetivos que pretendemos, ponderando para isso os prós e contras de cada atitude possível.
Depois de vencido o obstáculo interno da vontade, há que vencer o obstáculo externo com que nos deparamos. Muitas vezes este constitui um desafio menor e mais fácil de superar do que o obstáculo interno. Este caminho de “iluminação”, quando percorrido de uma forma consciente e consistente, leva ao desenvolvimento de um ser humano melhor.
Do Hwarang-do aos Tempos Modernos
A palavra filosofia, originária do grego, é composta de duas partes: Philos: amor e Sophia: sabedoria, significando então “amor a sabedoria”. A filosofia é a observação e o estudo sobre a vida humana e o universo, utilizando o pensamento ético para questionar a validade e a autenticidade de todas as respostas, buscando alcançar uma vida mais humana.
Quando falamos em filosofia do Taekwondo falamos do “Do”, esta palavra representa o caminho filosófico que o praticante deve trilhar para buscar o desenvolvimento físico-mental-espiritual. A filosofia do Taekwondo está baseada em valores Éticos e Morais que buscam uma vida harmônica do indivíduo em sociedade e consigo mesmo.
Desde os primórdios o ser humano busca por um desenvolvimento harmônico do corpo, da mente e do espírito. O código de honra do Hwarang-Do, nos mostra há 2000 anos atrás que os valores morais precisam ser desenvolvidos junto com a habilidade marcial. Não adianta ter o poder militar se não há uma consciência para usar este poder para autodefesa e em prol da sociedade.
Alguns podem pensar que no nosso mundo moderno, cercado de leis, o aprendizado das Artes Marciais se torna desnecessário. Entretanto, sabemos que o Taekwondo é muito mais que uma arte marcial, é uma filosofia de vida. Hoje os valores morais estão se perdendo em todos os níveis da sociedade, principalmente entre os jovens.
A corrupção, as guerras, o descaso com o meio-ambiente, as drogas, a violência, a individualidade, o materialismo e a desvalorização da vida estão levando muitas pessoas a desacreditarem na sociedade, no Estado, na família e no próprio futuro. Sem perspectivas, estas pessoas acabam se entregando as drogas e/ou banalizando a violência, muitas vezes tornando-se parte dela.
O Taekwondo transforma o caráter do indivíduo, dando-lhe um espírito forte, que permitirá a cada um desenvolver a sua capacidade de liderança que irá guia-lo em todos os seus passos. Portanto o Taekwondo é a base para que o homem seja lapidado e se transforme numa pessoa justa, amante de seus próximos e de seu país.
Ele nos dá Auto-controle para enfrentar as situações de conflito e stress do dia-a-dia. Nos dá concentração para compreender e assimilar as informações que chegam a nossa volta. Nos dá integridade para agir com justiça, mesmo quando vivemos cercados de injustiça. Nos ensina a sermos corteses e demonstrar respeito a todas as pessoas para sermos respeitados perante os membros da nossa comunidade. Nos ensina perseverança para nunca desistirmos de nossos sonhos e objetivos. Em suma, nos ensina a sermos pessoas melhores.

História Olímpica
O TAEKWONDO é um esporte olímpico, sua participação nas olimpíadas iniciou-se em 1988, nos Jogos Olímpicos de Seul, Coréia do Sul, na ocasião o Brasil não conseguiu mandar representantes para a disputa. Logo depois o taekwondo participou das Olimpíadas de Barcelona, Espanha, em 1992, novamente o Taekwondo brasileiro não consegui mandar representantes.
Nos jogos olímpicos de Atlanta, EUA, em 1996 o taekwondo ficou fora da competição por questões políticas, mas mais tarde em Sydney, Austrália, no ano 2000, o Taekwondo volta as Olimpíadas, e desta vez como esporte oficial, disputando medalhas, e o Brasil consegue classificar uma atleta, Carmem Carolina, mas infelizmente ela não conseguiu obter medalha.
Já nos jogos Olímpicos de 2004, em Atenas, na Grécia, o taekwondo brasileiro consegue sua maior façanha, além de conseguir conquistar três vagas das quatro permitidas para cada país (duas no masculino e duas no feminino), com Diogo Silva, Marcel Wenceslau e Natalia Falavigna, e o atleta Diogo Silva conseguiu chegar em 4° lugar, muito perto da medalha de bronze.

 

 

 

Deixe um comentário